Associe-se a CDL!

Olá empresário,

Pedimos a gentileza de contar com apenas alguns minutinhos do seu precioso tempo, para falarmos um pouquinho do que uma CDL pode representar na comunidade empresarial do seu município.

A CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ANITA GARIBALDI é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por finalidade de existência os interesses do empresariado e, entre suas principais ações a busca incessante por mecanismos e subsídios com o objetivo de aumentar a lucratividade, reduzir a inadimplência e a carga tributária que tanto oneram o setor produtivo.

Os fundamentos de uma CDL são baseados nos princípios do associativismo, o qual promove a integração do comércio e demais atividades empresariais locais em prol do objetivo comum da classe.

O associado à CDL dispõe de serviços e vantagens exclusivas, que são fruto de investimento direto do modelo federativo, bem como de parcerias e convênios que visam reduzir custos, aumentar a lucratividade e facilitar a adequação às normas fiscais.

Em Santa Catarina as CDLs contam ainda com o apoio institucional e operacional da maior e melhor Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil. Temos em nosso estado mais de 10% de todas as CDLs do país, nas quais estão associados mais de 40 mil empresas e profissionais liberais. Estes números proporcionam representatividade e possibilitam que a FCDL/SC disponibilize programas, campanhas, serviços e demais benefícios exclusivos.

As CDLs de Santa Catarina têm a sua disposição uma galeria com mais de 50 palestrantes contratados pela Federação, os quais oportunizam às entidades a realização de palestras, workshops e treinamentos em mais de 60 temas diferentes, muitos deles com custo zero para a entidade e os demais subsidiados por um custo simbólico. As CDLs contam ainda com assessoria parlamentar permanente e atuante junto ao poder público, eventos regionais e estaduais de capacitação e treinamento para funcionários e dirigentes, auxílios e bonificações para custeio de estrutura operacional e internet. Além do PEX – Programa de Excelência de CDLs, que visa padronizar e melhorar constantemente a gestão das entidades. Como forma de incentivar o PEX e a excelência, as CDLs participam anualmente de um Plano de objetivos, que consiste em alcançar metas, que transformadas em pontos, ao final de cada ano premiam em dinheiro as entidades que alcançaram os objetivos propostos.

Somente os associados da CDL podem contar com o SPC – Serviço de proteção ao Crédito, que é hoje o maior bureau de crédito e informações comerciais da América Latina, graças ao seu banco de dados próprio, o qual possui informações de consumidores de todo o território nacional, informações estas que são fornecidas e consultadas por todos os grandes varejistas do país, bem como por redes varejistas regionais, além de mais de 40 mil usuários apenas em Santa Catarina. O SPC possui ainda convênio com a Serasa/Experian, tendo desta forma toda informação cadastral e relativa ao crédito necessária para uma análise e concessão de crédito segura, seja ela de pessoa física ou jurídica.

O SPC possui mais de 2 mil pontos de atendimento localizados em todas as unidades da federação, sendo mais de 200 somente em Santa Catarina. Os usuários do SPC no estado realizam mais de 1,4 milhão de consultas por mês, com resposta sempre em menos de 3 segundos. Todos os meses são inseridos aproximadamente 200 mil novos registros de inadimplentes, os quais auxiliam muito na redução da inadimplência e da fraude além de garantirem aos usuários uma recuperação média superior a 70% de tudo o que é negativado, sendo que entre os grandes varejistas essa recuperação supera os 90%.

 

Conheça algumas das principais soluções disponíveis:

Consultas para análise de crédito

O Sistema do SPC permite a consulta do histórico de consumidores e empresas de todo o Brasil, em diversas modalidades de consultas:

– Cheques: As consultas de cheques retornam tanto informações do Banco Central como as da base exclusiva do SPC e da Serasa; e informam, por exemplo, se o cheque foi roubado, se pertence a outra pessoa, se é clonado, se existem cheques pré-datados ou sem fundos; todo o histórico de utilização de cheques do consumidor ou empresa titular da conta.

– Consultas Pessoa física: Com várias opções de consulta, a pesquisa de CPF traz todas as informações sobre o consumidor – se há alguma inadimplência, cheque devolvido ou registro de SPC, Serasa ou Protesto, e também as consultas que foram realizadas em seu nome nos últimos anos. É a ferramenta mais adequada para que se possa fazer uma análise de crédito completa e segura.

– Consultas Jurídicas (CNPJ): Traz as mesmas opções e informações das consultas de Pessoa Física, mas neste caso, sobre a empresa para a qual se está vendendo. Na resposta das consultas jurídicas é possível obter além de informações do próprio SPC, também informações da Serasa, Banco Central (cheques) e Protestos em Cartórios, junta comercial, quadro societário, relacionamento com outros fornecedores, score e muito mais.

– Consultas com Score: Disponíveis tanto em consultas para consumidores pessoa física como em soluções voltadas ao segmento de pessoa jurídica, o score considera mais de 150 variáveis que permitem uma análise e concessão de crédito muito mais segura, sobre tudo para novos clientes e clientes inativos, que avalia o histórico passado, informações atuais e traça um perfil futuro que permite prever qual a possibilidade do cliente tornar-se inadimplente no prazo de 12 meses e qual a sua faixa de risco.

– Consultas automotivas: O usuário poderá facilmente consultar o histórico de um veículo que esteja adquirido. A consulta traz todas as informações, desde o histórico de multas até restrições judiciais, suspeitas de adulteração, leilões de recuperados, sinistros, revisões, confirmação de quilometragem, etc.

SPC Collection Score: O Score de Cobrança funciona de maneira semelhante ao score de crédito, ou seja, em uma escala de 1 a 1000, o consumidor que tiver pontuação mais próxima de 1000, apresenta maior chance de sucesso na cobrança. Já clientes com pontuação mais próxima de 1 apresentam, estatisticamente, menos chance de recuperação da inadimplência. Desta forma, o produto é importantíssimo para que o credor selecione os clientes que irá tentar cobrar primeiro, por exemplo.

– SPC Crediário: É o conjunto de ferramentas que vai facilitar sua gestão de crediário próprio e ajudar você a aumentar suas vendas de forma fácil e segura. Benefícios para o lojista: Ofereça crediário próprio com segurança, aumente o fluxo de pessoas na sua loja; fidelize seus clientes; consulte o histórico do comprador; agiliza suas vendas e garanta o recebimento em caso de inadimplência. No SPC Crediário você tem a disposição: Controle de crediário – Gratuito, Autorizador  de Crédito (analista Virtual), ferramenta de Renegociação de dívidas- Gratuito, Controle de Venda Condicional – Gratuito, Garantia de Crediário, discriminação de produtos vendidos e ainda envio de e-mails e SMS para clientes direto do sistema.

CDL Emprego: Serviço 100% gratuito tanto para o associado o associado que poderá cadastrar sua necessidade de mão de obra, quanto para qualquer pessoa da comunidade que deseje incluir o seu currículo e se candidatar às vagas publicadas.

– Registros de inadimplentes: Através do Sistema do SPC o usuário pode de maneira simples e muito prática realizar registro de consumidores e empresas inadimplentes, bastando apenas ter o CPF ou CNPJ, os dados cadastrais e o cheque ou um comprovante da dívida. Desta forma, o inadimplente terá seu pedido de crédito rejeitado por outros usuários que o consultarem, o que fará com que quite as dívidas pendentes para poder voltar a usufruir das vantagens do crédito.

-Registro com cobrança: Objetivando maior liquidez e sucesso na recuperação de crédito, o Registro com Cobrança consiste no envio de um boleto bancário juntamente com a carta de aviso do SPC, oportunizando ao inadimplente que pague a valor corrigido na rede bancária evitando a negativação do CPF. O Registro com Cobrança prevê ainda o envio de SMS (mensagens de celular) avisando o inadimplente da iminente negativação e disponibilizando um código de barras para a quitação, ou acesso a link da internet para impressão de boleto.

– Registro com Protesto: Além do registro de SPC e Cheque, a CDL possui também um convênio com os cartórios de Santa Catarina, o qual permite que (nas praças conveniadas) dívidas em atraso sejam protestadas de maneira simples, no próprio sistema, sem burocracia e com isenção das custas e emolumentos do cartório.

– Registros em lote: Se o volume de inadimplências for grande, dificultando o controle, o usuário do SPC não precisa registrar individualmente, basta entrar em contato com a CDL e solicitar o Registro em Lote, providenciar os ajustes de layout de integração e realizar os registros automaticamente diretos do sistema da empresa, de acordo com parâmetros definidos.

Registros pós-pagos: Se preferir o usuário do SPC poderá optar por pagar o custo do Registro (carta aviso) apenas quando (e se) houver a quitação do débito por parte do inadimplente. Para esta modalidade o custo do registro será apenas um pouco maior que no modo tradicional, porém o usuário somente terá custo sobre aquilo que de fato receber.

– Cancelamentos: Sempre que uma dívida é quitada, o próprio usuário consegue cancelar o registro no Sistema de SPC. O processo é simples, rápido e garante que os diretos devedores sejam respeitados, mantendo um bom relacionamento com o cliente. O cancelamento também poderá ser feito em lote, diretamente do sistema do associado para o sistema do SPC.

– Procura-se: Função que permite monitorar CPFs ou CNPJs de clientes desaparecidos e/ou com cadastro desatualizado, de forma que quando esta pessoa procurada tiver seus dados consultados por qualquer outro usuário, o sistema enviará um alerta por e-mail com os dados atualizados, para o associado que está procurando a aquela pessoa ou empresa.

– XML/SPC: Serviço de armazenamento de Notas Fiscais eletrônicas, que armazena automaticamente tanto as NFes emitidas quanto as recebidas pela empresa, com verificação automática da validade dos documentos recebidos junto a Sefaz. É a forma mais simples e segura de manter suas Notas Fiscais de acordo com o que é exigido por lei.

– Notas promissórias: Dentro do próprio sistema de SPC o usuário consegue fazer e armazenar cadastros de clientes, gerar e imprimir Notas Promissórias prontas para serem assinadas e manter um arquivo e histórico de todas as suas NPs, garantindo um controle fácil e seguro das suas transições comerciais.

– Calculadora Lojista: No próprio ambiente do SISPC você tem acesso a uma calculadora online que ajuda a calcular o valor de parcelas, juros e multas de contas atrasadas, evitando que haja perdas na atualização de faturas em aberto. A Calculadora Lojista permite ainda a confecção e impressão de etiquetas de preço, de acordo com o que determina o Código de Defesa do Consumidor.

– Meios de acesso: Existem pelo menos duas formas de acesso ao Sistema do SPC (SISPC). O primeiro, através do site da entidade spcanitagaribaldi.cdl-sc.org.br , ou através do link disponibilizado no site da entidade, onde será possível realizar consultas, registros e cancelamentos em qualquer lugar com acesso a internet (24 horas por dia 7 dias por semana), ou ainda no sistema de integração host a host, diretamente dentro do Sistema da própria empresa.

Isso tudo é apenas uma pequena amostra de tudo o que uma CDL pode proporcionar para a comunidade empresarial.

Sendo assim, encerramos afirmando que será uma grande satisfação para nós termos a sua empresa fazendo parte de nossa entidade e fortalecendo ainda mais o comércio local de nossa cidade.

 

Atenciosamente

Marcos Roberto Borges de Abreu

Presidente da CDL de ANITA GARIBALDI

Câmara de Dirigentes Lojistas de ANITA GARIBALDI